Perguntas e Respostas (Publicado em 09/05/2018)

Qual a orientação espírita para o indivíduo que tem compromisso mediúnico?

 A mediunidade é uma faculdade inerente ao homem e deve ser exercida com objetivos elevados. O seu uso determina-lhe a destinação ao bem, com renúncia e desinteresse pessoal do médium, ou se transforma em motivo de preocupação, sofrimento e perturbação para ele mesmo e aqueles que o cercam quando praticada de forma leviana. (...) Os médiuns devem exercê-la com devotamento e modéstia, objetivando a divulgação da verdade. Não se trata de compromisso vulgar para exibicionismo barato ou promoção pessoal, porém, para, através do intercâmbio com os Espíritos nobres, serem as criaturas arrancadas do lamaçal dos vícios, ao invés de se tornarem campo para as paixões vis. Mais se enfloresce nos círculos anônimos e obscuros, agigantando-se daí na direção da humanidade aflita. O conforto que proporciona é superiora capacidade de julgamento; a esperança que faculta é maior do que quaisquer palavras, porquanto, mediante os fatos incontestáveis, afirma a sobrevivência do será destruição pela morte, exornando a vida inteligente com sentido e finalidade. Posta, a mediunidade, a serviço das ideias enobrecidas, é alavanca para o progresso e apoio para todas as aspirações do bom, do belo, do eterno.

(MÉDIUNS E MEDIUNIDADES, Cap. 9, Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco - LEAL)

De que forma o médium consciente do objetivo da mediunidade e fiel ao seu compromisso mediúnico através dele se engrandece?

A mediunidade é um compromisso grave para o indivíduo, que responderá à consciência pelo uso que lhe conferir, como sucede em relação às faculdades morais que o credenciam à felicidade ou à desdita, como decorrência da aplicação dos seus valores. Despida de atavios e de crendices, a faculdade mediúnica propicia imensa área de serviço iluminativo, conclamando pessoas sérias e interessadas à conscientização dos objetivos da vida. O exercício consciente e cuidadoso, enobrecido e dirigido para o bem, proporciona ao médium os tesouros da alegria interior que decorrem da convivência salutar com os seus Guias espirituais interessados no seu progresso e realização. Da mesma forma, experimenta crescer o círculo da afetividade além das fronteiras físicas, pelo fato de os Espíritos que com ele se comunicam envolverem-no em carinhosa proteção, aumentando o número de Entidades que se lhe tornam simpáticas e agradecidas pelo ministério desenvolvido.

 (MÉDIUNS E MEDIUNIDADES, Cap. 10, Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco-LEAL).




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